Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de março de 2011

A História da Sementinha



A Marília a semana passada contou-nos a "História da Sementinha" que os alunos dela, de outra escola tinham inventado. Eles já eram do 1º ano e fizeram esta história colectiva sobre a sementinha. A história é assim:
Era uma sementinha que estava adormecida em cima da terra.
Passado algum tempo chegou a Primavera e com ela o vento, a chuva e o sol.
A sementinha que estava adormecida na terra, começou a acordar com o barulho do vento.
- Que será isto?! - perguntou ela.
E levada pela curiosidade perguntou bem alto:
-Quem és tu?!!!
- Sou o vento, trago o frio, trago as nuvens e a chuva.
- Então e eu, o que faço aqui deitada?!
-Tu és uma sementinha!
- E o que é uma sementinha?
- é um grãozinho de onde poderá nascer uma flor, uma árvore...
Agora vou soprar para tu ires para baixo da terra.
-AI,AI,AI, eu não quero ir para baixo da terra. Eu tenho medo!!!
- Tens de ir...Mas não tenhas medo porque, quando a chuva e o sol chegarem irás descobrir a beleza que tu trazes!...
-E tenho de lá ficar muito tempo?!
-Não! Só o tempo de cresceres até à altura da terra. Aí vais poder espreitar à tua volta e descobrires algo de maravilhoso!
- Ai é?! E o que é isso de tão maravilhoso de que falas?
-Ainda não te posso dizer. Vai ser uma surpresa!

E a sementinha lá foi arrastada pelo vento, levada para baixo da terra onde esperou a chuva, que a alimentou e onde o sol de vez em quando aparecia para a aquecer e ajudar a crescer.
Quando a sementinha um belo dia acordou e se espreguiçou, notou que tinha muito espaço à sua volta.
Ficou muito admirada. Esfregou os olhos e parecia-lhe que não estava a ver bem!...
À sua volta, até se perder de vista, era como um mar vermelho! Era um campo cheio de papoilas, baloiçando ao sabor do vento, que as acariciava com ternura.
-Senhor Vento! Senhor Vento! - chamou a sementinha cheia de curiosidade.
- Estou aqui. Que me queres?
- Agora que já saí afinal quem sou eu?! À minha volta só vejo flores tão bonitas e eu sem saber quem sou!...
-O que tu vês à tua volta é o espelho do que tu és! És uma papoila igual a todas as outras que vês aqui no campo!
E a papoila voltou a olhar à sua volta, sorriu e deixou que o vento a acariciasse!... 
(História Colectiva - Abril 1994, Vila Franca de Xira)











Depois de ouvirmos esta história, fomos todos semear! A Marília comprou sementes de "flores Japonesas" e um vaso para cada um. 


Identificámos os vasos com as borboletas, pássaros e flores que já tínhamos feito e colámos um pau de espetada. Já começaram a crescer as nossas sementinhas... Porque regamos-las e temos muito cuidado com elas!

Até temos um quadro onde registamos: se regamos ou não e desenhamos o que vamos observando!


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Já chegou a Primavera!!!

As nossas fotos