Total de visualizações de página

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Maluda

Continuamos o nosso Projecto de Sala "Brincar com a Arte", desta vez vamos conhecer a obra de uma pintora portuguesa muito conhecida: Maluda.


“Vim do Oriente, onde nasce a luz; passei por África, onde aprendi a amar a vida; cheguei à Europa, onde estudei pintura na cidade das luzes; depois fixei-me em Lisboa. Gradualmente refiz o percurso labiríntico em direcção à luz. Cada passo revela, à sua maneira, esse jogo de sombras e de luz que é a vida e a morte, a sabedoria e a ignorância. Eu pinto. É uma aventura que não troco por nenhuma outra.”
Maluda
Revista Galeria de Arte, nº 5, Julho/Agosto de 1996



Maria de Lourdes Ribeiro, mais conhecida como “Maluda”, nasceu em Goa, na Índia, em 1934. É uma pintora muito conhecida, porque a sua obra é grande e percebe-se facilmente, pois é baseada na paisagem. A sua obra é muitas vezes comparada com a de Paul Cézanne, o mestre do Impressionismo. É uma pintora com uma personalidade forte mas simples que cativou muita gente com a sua arte. 
Maluda nasceu na Índia mas cedo foi para Moçambique com a família. É aí que começa a pintar e a assinar as suas primeiras telas. Forma, com mais quatro pintores, o grupo chamado “Os Independentes”, que mostram as suas pinturas, nos anos de 1961, 1962 e 1963. Maluda ganha uma bolsa de estudos da Fundação Calouste Gulbenkian, e viaja para Portugal onde começa a trabalhar com o mestre Roberto de Araújo em Lisboa. Fica a viver definitivamente em Lisboa em 1967. Maluda vira a sua atenção para o resumo da paisagem urbana. Pinta os primeiros óleos sobre Lisboa em 1968 e no ano seguinte expõe pela primeira vez vários óleos sobre Lisboa na Galeria do Diário de Notícias. Em 1970, a sua casa-atelier fica pronta, na rua das Praças, em Lisboa, onde vive até à sua morte. Em 1975 vai trabalhar para o Brasil. Em 1978, faz a famosa série de trinta e nove Janelas, começando com a “Janela de Évora”. Faz uma apresentação individual na Galeria Dinastia, em Lisboa e no Porto faz outra apresentação colectiva sobre o “Panorama das Galerias”, na Galeria Nacional de Arte Moderna em Lisboa. Em 1979, recebe o Prémio de Pintura da Academia Nacional de Belas Artes de Lisboa. Realiza uma apresentação na Fundação Gulbenkian em Paris. 

Depois de vermos em Power Point algumas das obras da pintora,  podemos perceber que a Maluda "gosta muito de pintar: ...ruas; luz e sombras; casas; telhados; janelas; o rio e o mar..."



Luís Guilherme - 5 anos
Margarida - 5 anos



Martim - 5 anos 



Luciana - 4 anos

Gostaram dos nossos desenhos? Nós estamos a gostar de conhecer a Maluda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Já chegou a Primavera!!!

As nossas fotos